Irrigação inteligente: A irrigação é uma das tarefas essenciais do setor agrícola. Na prática, a irrigação correta auxilia os produtores a obterem bons resultados na lavoura, porém o processo tradicional tende a gerar desperdício de água.
Dentro desse contexto, a irrigação é responsável pelo consumo de grande parte da água doce disponível no planeta. Isso faz com que medidas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente tenham grande importância para o setor. A tecnologia é uma grande aliada do setor para promover uma gestão adequada de recursos hídricos.

O que é irrigação inteligente?
É um conjunto de técnicas de manejo que disponibiliza a água para as plantas em pequenos volumes, de forma localizada e mais precisa, evitando o desperdício de recursos hídricos assim como o processo de lixiviação. Com a utilização de sensores e diversos softwares, ela é capaz de fornecer a água em quantidade e tempo correto, tendo como base uma série de dados de condições climáticas e características da lavoura.
Como funciona a Irrigação Inteligente?
Com o sistema de irrigação inteligente todo o processo é automatizado. Dados importantes como umidade do solo e temperatura do ar são monitorados por equipamentos e sensores específicos.
Com a utilização de softwares diversos, os dados coletados pelos sensores são interpretados, sendo possível fazer previsões personalizadas e acompanhar as necessidades de irrigação em tempo real de forma remota. De acordo com as informações coletadas pelos sensores e as necessidades da lavoura, a bomba de irrigação é acionada para ligar e desligar de forma automática. Ou seja: esses recursos viabilizam a possibilidade de decisões mais rápidas e assertivas de acordo com a realidade do produtor e de seu cultivo.

Vantagens da Irrigação Inteligente
A irrigação inteligente oferece diversos benefícios para a produção. Confira alguns deles:
Redução do desperdício de água e economia de energia elétrica: Com a capacidade de fornecer água de forma mais focada, existe a chance de reduzir o desperdício de recursos. As decisões passam a ser tomadas de acordo com os dados colhidos, o que torna o volume de água mais preciso.
Economia de tempo: Como as bombas de irrigação são programadas para ligar e desligar sozinhas e fazem o trabalho de forma precisa e direcionada, o tempo gasto na tarefa acaba sendo menor. O sistema também pode ser utilizado para aplicação de outros insumos como produtos fitossanitários e fertilizantes via água de irrigação, o que também é executado de forma precisa.
Auxílio no manejo de ervas daninhas: Como a superfície do solo molhada é menor, esse sistema de irrigação ajuda a diminuir o germinamento de ervas daninhas nas culturas.
Redução da ocorrência de doenças causadas por fungos e bactérias no cultivo: Como a água é colocada próxima a raiz das plantas, as folhas não são molhadas. Com isso não ocorre excesso de umidade, evitando o aparecimento de doenças foliares.
Monitoramento remoto da lavoura: Os sistemas de irrigação inteligente trabalham com dados recolhidos de sensores em tempo real, o que proporciona mais facilidade para monitorar as culturas e permite decisões mais assertivas em seu manejo.
Aumento da produtividade e melhor qualidade do produto final: Uma boa irrigação, feita com base em dados fornecidos em tempo real, permite melhor manejo do cultivo, possibilita decisões rápidas e mediante dados concretos. Tudo isso contribui para um produto de melhor qualidade e maior produtividade.

Desvantagens da Irrigação Inteligente
Como toda técnica disponível, é possível encontrar desvantagens na utilização da irrigação inteligente. Veja quais são elas:
Alto custo: Adquirir os softwares e programas necessários para operar o sistema requer um investimento inicial de alto custo, o que pode representar um problema para os produtores. Devido ao custo, o planejamento deve ser realizado com cuidado.
Mão de obra qualificada: Como todo sistema novo, a irrigação inteligente requer mão de obra treinada para operar o equipamento. Portanto pode haver dificuldades em encontrar funcionários capacitados ou fornecer o treinamento necessário.
Como você pode perceber, as desvantagens são relativas a investimento e custo inicial, porém com o avanço da tecnologia, o acesso tende a ser facilitado. É necessário que o produtor esteja acompanhando as notícias da área e pensando em planejamento para ficar atento às oportunidades.
Conclusão
Os avanços tecnológicos oferecem um mundo de possibilidades para o setor agrícola, porém demandam planejamento por parte dos produtores. Os altos custos e a necessidade de mão de obra especializada tendem a ser obstáculos em um primeiro momento, porém as vantagens entre sistemas de irrigação inteligente sobre os métodos tradicionais são indiscutíveis.
Veja mais artigos na nossa página inicial IRRIGA AGRO.
Os comentários estão encerrado.