Robótica no setor Agropecuário: vantagens e desvantagens

A robótica é uma ciência que encontra um campo fértil no setor agropecuário. O setor se beneficia imensamente com o uso de máquinas autônomas com controles remotos. Em especial, tarefas como plantação de sementes, controle de pragas, irrigação, pulverização, coleta de dados, monitoramento e a própria colheita em si. Já na pecuária, a tecnologia pode ser utilizada para monitoramento, alimentação dos animais e na ordenha do gado leiteiro. 

De qualquer modo, todo avanço tecnológico oferece vantagens e desvantagens em sua implantação e que devem ser levados em consideração. Veja: 

Robótica vantagens

O uso da robótica pode ser útil para atividades que oferecem riscos à saúde humana, tais como a aplicação de defensivos agrícolas. Além de proteger a saúde humana, essas tecnologias podem aplicar produtos e cuidados de forma direcionada, o que diminui a quantidade de recursos como fertilizantes, água e defensivos. Exemplos de robôs capazes de cumprir essa tarefa são o Smart Pivot, drones agrícolas, Solix Ag Robotics, dentre outros. No caso da irrigação, o Smart Pivot é um pivô em rede, que permite a coleta de dados por vários sensores, sendo capaz de monitorar estágios de crescimentos da cultura e o detecção de anomalias.  

O uso da robótica também pode ajudar a reduzir o escoamento de produtos químicos em áreas naturais que rodeiam a propriedade, reduzindo o potencial da contaminação ambiental. 

A agilidade também é um ponto forte, uma vez que o uso da robótica pode reduzir o tempo da colheita e do armazenamento em comparação com a mão de obra humana, assim como oferece a possibilidade de uma jornada mais longa de trabalho. Do mesmo modo também oferece maior precisão operacional, evitando coleta de frutos impróprios para comercialização..

Robótica desvantagens

Assim como o uso da robótica no setor agrícola oferece vantagens, a ideia requer pensar também nas desvantagens. Uma das principais é a escassez de mão de obra qualificada. Embora o uso da tecnologia não vise acabar com o emprego da mão de obra humana, é preciso qualificar os funcionários responsáveis pelo uso dos robôs, oferecendo o manejo adequado. 

A necessidade constante da internet também representa uma dificuldade para boa parte dos produtores. Isso porque 53% da população do campo brasileira não tem acesso à internet, o que restringe o uso de tecnologia e requer maiores investimentos para implementar automações. 

Concluindo…

Como conclusão, definitivamente podemos dizer que o uso da robótica melhora a rentabilidade dos negócios agrícolas uma vez que representa economia e praticidade ao longo do tempo. Os obstáculos a serem superados inicialmente dizem respeito, além do alto custo, ao treinamento de funcionários capazes de controlar e monitorar os equipamentos. Porém, o crescimento é uma tendência e vale a pena acompanhar os avanços do setor.