Irrigação por Superfície: importância e benefícios

A irrigação por superfície é um método tradicional de fornecimento de água às plantas, onde a água é distribuída por gravidade através da superfície do solo. Considerado um dos métodos mais antigos, a irrigação superficial durante muito tempo foi um dos mais populares do Brasil. Atualmente o método é muito utilizado nas regiões Sul e Sudeste e ainda vem conquistando espaço devido a sua versatilidade.

Se busca maiores informações sobre o assunto, nesse texto você saberá mais sobre as vantagens, desvantagens, indicações e parâmetros importantes para garantir que o seu uso seja eficiente.

O que é irrigação por superfície?

O método consiste na cobertura do solo com uma lâmina de água. Na prática, a água é aplicada diretamente na superfície a ser irrigada e se infiltra no solo através da gravidade, sendo distribuída para camadas mais profundas.

A irrigação por superfície é indicada para solos com baixa infiltração e pouco declive. Seu uso geralmente requer menor consumo de energia elétrica e conta com baixa necessidade de manutenção quando comparada com outros métodos de irrigação.

Sistemas de irrigação por superfície

Os principais sistemas de irrigação por superfície são o de faixa, sulco e de inundação:

Faixa: As faixas são demarcadas no campo e inundadas. Elas são limitadas por diques paralelos que geralmente são definidos de acordo com o nível do terreno.

Sulco: Os sulcos são canais paralelos nas linhas de plantio. Uma vez aplicada, a água percorre o espaço do sulco por tempo bastante para infiltrar-se no solo.

Inundação: O plantio é semeado dentro de áreas demarcadas chamada de tabuleiros, com a inundação sendo feita de forma contínua ou intermitente e fazendo inundação total da área.

Etapas da irrigação por superfície

O processo de irrigação superficial é dividido por três fases que devem ser levadas em consideração, sendo elas avanço, infiltração e recesso.

Avanço: A etapa diz respeito a inundação das faixas, sulcos ou do campo. Na prática é o momento em que a água é aplicada e se espalha pela área

Infiltração: Essa fase se inicia quando a lâmina de água se estabiliza sobre a área e termina no momento em que a aplicação se encerra. Nesse momento a água se infiltra pelo perfil do solo desde sua superfície até chegar a camadas mais profundas.

Recesso: A etapa é iniciada com a interrupção do fornecimento da água e encerra quando o campo é totalmente escoado. Nesse ponto é possível verificar a absorção e transporte da água no solo, bem como seu escoamento.

Vantagens da irrigação por superfície

O método apresenta diversas vantagens. Veja algumas delas:

Menor custo de implantação: A técnica de irrigação por superfície tende a apresentar menor custo de implantação em comparação com outros métodos disponíveis.

Simplicidade: O método requer equipamentos mais simples, o que ajuda a baratear os custos.

Baixo consumo de energia elétrica: Essa forma de irrigação não demanda grandes gastos de energia elétrica, o que também ajuda a tornar o custo total mais acessível ao produtor.

Baixa interferência dos ventos: Com aplicação no perfil do solo, a irrigação por superfície tende a sofrer pouca interferência dos ventos em comparação com outros métodos.

Versatilidade: Essa forma de irrigação pode ser utilizada em diversas culturas, uma vez que não interfere nos tratos culturais e ainda apresenta boa adaptabilidade.

Não requer água limpa: O uso da água limpa não é um requisito fundamental na irrigação por superfície, sendo aceita a utilização de água considerada de baixa qualidade.

Desvantagens da irrigação por superfície

Algumas desvantagens do método também precisam ser consideradas. Veja só:

Necessidade de mão de obra qualificada: Embora o método seja conhecido por sua simplicidade operacional, ele requer mão de obra qualificada para seu devido funcionamento.

Menor controle: A irrigação por superfície tende a oferecer menor controle tanto da lâmina de irrigação quanto da quantidade de água utilizada por área. No caso do sistema em sulco pode oferecer baixa uniformidade da distribuição da água.

Adubação exigente: O processo de adubação acaba sendo mais complexo e gera maiores dificuldades, portanto exige cuidado.

Possível acidez no solo: A irrigação superficial possui maior probabilidade de causar acidez do solo, o que requer monitoramento.

Maior chance de salinização do solo: Os altos volumes e alta vazão de água oferecem maior potencial de super acúmulo de minerais no solo.

Baixa eficiência: Quando comparado com outros métodos de irrigação, a irrigação por superfície apresenta eficiência entre 40% a 65%.

O que levar em consideração:

Antes de tomar uma decisão a respeito da opção pela irrigação por superfície, é preciso levar algumas informações em consideração:

Investimento: O sistema de irrigação por superfície conta com relativo baixo custo em implementação e operação, o que pode ser uma boa alternativa para produtores que não podem investir quantias maiores.

Culturas a serem trabalhadas: O método pode ser utilizado em diferentes culturas, em especial àquelas que se adaptam melhor a áreas planas. Porém, isso não significa que ela é adequada a todas elas. Sendo assim cabe avaliar com cuidado.

Solo e relevo: O método de irrigação superficial é indicado para solos pesados ou argilosos e que tenham maior capacidade de retenção de água, bem como infiltração lenta. A respeito de relevos, ele é indicado para relevos planos.

Tamanho da área a ser irrigada: Quando utilizada em propriedades maiores torna-se necessário planejar e monitorar de forma consistente a entrega de água.

Disponibilidade de mão de obra: Embora o método tenha instalação considerada simples e de relativo baixo custo, a irrigação por superfície requer mão de obra considerável.

Sistemas de irrigação por superfície

Em conclusão, a irrigação por superfície é um método popular e conta com vantagens como baixo custo de implantação e uso, porém possui problemas como baixa eficiência no uso dos recursos hídricos. Portanto cabe buscar a orientação de um profissional para determinar se o método é ideal para suas necessidades.

Veja mais artigos na nossa pagina inicial IRRIGA AGRO.