O gotejamento é mais um entre diversos métodos de irrigação disponíveis para a produção agrícola. Irrigação por gotejamento é conhecida por sua eficiência na distribuição da água e capacidade de adaptação a diversos tipos de solo e relevos, é uma ótima opção para quem deseja implantar sistemas versáteis. Veja mais sobre o assunto:
A irrigação por gotejamento é uma solução eficiente e sustentável para a agricultura. Ela oferece benefícios como economia de água, redução de doenças nas plantas, economia de energia e distribuição uniforme de nutrientes. Portanto, é uma técnica que todo agricultor deveria considerar para otimizar a produção e preservar os recursos naturais.
O que é a irrigação por gotejamento?
Nesse método a água é aplicada por meio de gotas e direcionadas para áreas localizadas diretamente sobre a raiz das plantas, acima ou abaixo da superfície do solo. Com irrigação feita de forma pontual, a entrega dos recursos hídricos é feita por meio de um tubo com aberturas chamadas de gotejadores, sendo realizada em alta frequência e pequenas quantidades.
O gotejamento é muito utilizado no cultivo de frutas, hortaliças e flores ornamentais. Na prática, ela tende a ser utilizada para culturas com alto valor uma vez que possui custo inicial elevado.
Como o sistema é montado?
O kit de irrigação por gotejamento é formado basicamente por:
- Tubo gotejador de superfície ou irrigado
- Peças para conectar os tubos
- Sistema para fornecer a água
- Conectores de fim de linha
A versatilidade está no tubo gotejador, que pode apresentar furos em distâncias diferentes, o que faz com que o método se adapte a diferentes culturas.
Vantagens da irrigação por gotejamento
O método oferece benefícios como:
Eficiência no controle da água: Como é aplicada na área das raízes, o método evita maiores desperdícios de recursos hídricos. Conta ainda com distribuição uniforme da água, garantindo maior eficiência em seu controle.
Menor risco de doenças: Como a irrigação é localizada, o método oferece menos riscos do aparecimento de doenças uma vez que a parte aérea das plantas não tem tanto contato com a água.
Simplicidade na instalação e manutenção: O sistema é considerado fácil de instalar e não requer grande frequência na manutenção. Além disso, possui a possibilidade de automatização, tornando o trabalho mais prático.
Uso da fertirrigação: A irrigação por gotejamento também pode ser utilizada para aplicação de fertilizantes, O método em si oferece mais eficiência, uma vez que os nutrientes são aplicados de forma uniforme e apenas nas raízes. Porém cabe lembrar que pode haver algumas limitações dependendo da composição do produto.
Diminui a lixiviação: O uso do gotejamento reduz o processo de retirada de nutrientes do perfil do solo causados pela água da irrigação.
Facilmente Adaptável: A irrigação por gotejamento pode ser adaptada a vários tipos de solo e de relevos. Além disso também pode ser realizada em propriedades de diversos tamanhos.
Praticidade: A implantação de sistemas de irrigação por gotejamento tende a evitar a formação do barro. Além disso possui baixa evaporação da água utilizada na irrigação.
Desvantagens da irrigação por gotejamento
O método também pode acabar oferecendo desvantagens, portanto a ideia de implementar um projeto do tipo precisa ser planejada com cuidado. Veja só:
Custo alto: O custo da implantação pode ser um problema para produtores de pequeno e médio porte, sem considerar ainda os gastos de operação do sistema e dos recursos hídricos. Na prática, os valores podem variar de acordo com a cultura a ser irrigada e com o nível de automatização do sistema. Devido ao preço, é mais comum que seja utilizado em culturas de alto valor.
Planejamento na manutenção: Devido a demanda no uso, é possível que haja necessidade de trocar as mangueiras em caso de ressecamento ou entupimento. As mangueiras de irrigação por gotejamento enterradas ainda podem ser difíceis de verificar, assim como a situação da distribuição de água.
Requer água limpa: O sistema requer a utilização de água limpa para reduzir a chance de entupimentos na mangueira de irrigação.
Mão de obra especializada: A irrigação por gotejamento requer mão de obra treinada para tal, portanto é necessário buscar funcionários com esse conhecimento ou fornecer treinamento para a atividade.
Alteração no crescimento das raízes: É possível que ocorra diminuição do crescimento das raízes em profundidade devido a distribuição dos recursos hídricos na superfície.
Conclusão:
Eu devo adotar a irrigação por gotejamento?
É necessário levar em consideração diversos fatores antes de tomar uma decisão a respeito.
A principal delas é a capacidade de investimento do produtor. Embora o retorno em produtividade tenda a ocorrer rapidamente, o alto custo de implantação de sistemas e sua manutenção requer planejamento.
Um outro ponto importante é a necessidade de mão de obra especializada, portanto é preciso que o produtor esteja ciente de que deverá contratar funcionários especializados ou fornecer o devido treinamento. Apesar disso oferece vantagens como eficiência na gestão da água e adaptabilidade a diversas culturas, tamanhos de propriedade e relevos. A decisão requer um grau de planejamento para determinar se a irrigação por gotejamento é ideal para sua fazenda.
Veja mais artigos na nossa pagina inicial IRRIGA AGRO.
7 comentários em “Irrigação por Gotejamento: economia e eficiência na agricultura”
Os comentários estão encerrado.