Irrigação por Aspersão: métodos, vantagens e desvantagens

A irrigação por aspersão é um dos vários métodos disponíveis para trabalhar a disponibilidade de água na lavoura. Nesse texto apresentaremos suas vantagens, desvantagens e os diferentes tipos de sistemas que podem ser utilizados. Também será discutido se a utilização do método vale a pena e quais critérios devem ser levados em consideração durante o planejamento.

O que é irrigação por aspersão?

A irrigação por aspersão é um método que simula uma chuva artificial. Os aspersores pulverizam o jato de água de cima para baixo, sendo assim aplicada sobre as folhas e o solo. É a técnica de irrigação mais utilizada para a agricultura.

Nesse método é possível encontrar sistemas convencionais e sistemas mecanizados. Saiba mais sobre eles:

Convencionais: Utilizam motobombas, tubulações e aspersores. Estão disponíveis em sistemas fixos, semi-fixos e móveis. Se o sistema é fixo, deve ser colocado de forma estratégica para cobrir a área desejada. Caso seja móvel, os aspersores realizam a cobertura da área desejada conforme são movimentados. No Brasil, os sistemas mais utilizados são do tipo convencional e móvel.

Mecanizados: Os aspersores são colocados em estruturas mecânicas dotadas de rodas e se movem pela área desejada para a irrigação, sendo os dois mais populares linha lateral móvel (movimento linear) e pivô central (movimento circular)

– Pivô Central: Possui uma linha lateral suspensa em torres de sustentação com rodas e motores. Essa linha gira em torno de um ponto central chamado pivô, que fornece água e energia elétrica.

– Linha lateral móvel: Conta com uma linha lateral que se desloca de forma perpendicular à fonte que fornece a água. De um modo geral é movido durante a irrigação de forma sincronizada e independente com a utilização de motores elétricos instalados nas torres de sustentação.

Vantagens da irrigação por aspersão

O método é popular porque apresenta diversas vantagens. Confira algumas delas:

Versatilidade: A irrigação por aspersão é considerada versátil por ser flexível e ser utilizada em diversas topografias e tipos de solo.

Controle: Oferece um bom controle da lâmina de água e de sua disposição na lavoura.

Eficiência: O método permite economizar tanto em mão de obra quanto no volume de água disponibilizado. Outro ponto importante é que pode ser combinado com a aplicação de produtos como insumos, fertilizantes e tratamento para as culturas.

Economiza tempo: Não requer preparo do terreno nem sistematização do terreno.

Simplicidade: A montagem e desmontagem do equipamento é considerada simples e pode ser realizada sem interferência nas atividades do cultivo.

Desvantagens da irrigação por aspersão

Por mais que apresente vantagens, o método também apresenta alguns pontos que merecem atenção:

Alto custo inicial: A aquisição e instalação do equipamento requer um investimento inicial considerado alto, o que requer pesquisa e planejamento.

Requer mão de obra qualificada: A operação do equipamento requer funcionários treinados, portanto pode haver dificuldades relacionadas a encontrar pessoas qualificadas ou fornecer o treinamento necessário.

Interferências do clima: Pode ser difícil manejar o sistema em locais de temperaturas altas e ventos fortes uma vez que interfere na uniformidade da distribuição de água.

Propensão a doenças: Alguns cultivos acabam propensos a doenças causadas pelo excesso de umidade nas folhas.

Compactação e erosão do solo: É necessário manter o controle da água aplicada na irrigação pois altas taxas podem causar a compactação e erosão do solo.

Irrigação vale a pena?

A resposta para a pergunta depende de uma série de fatores. Na prática, a irrigação por aspersão não é a melhor na comparação com outros métodos de irrigação disponíveis. Sem dúvida é a mais versátil e se adapta bem às diversas características e necessidades de várias regiões brasileiras.

De qualquer modo, antes de tomar uma decisão é necessário considerar outros aspectos como a cultura produzida, o solo e a topografia do local, assim como o clima e a disponibilidade de água. É preciso avaliar quais são suas reais necessidades para escolher o melhor método. A resposta pode variar de acordo com a situação pretendida, portanto requer ponderar e planejar de forma adequada.

Visite a nossa pagina inicial Irriga Agro.

6 comentários em “Irrigação por Aspersão: métodos, vantagens e desvantagens”

Os comentários estão encerrado.