Irrigação de Precisão: benefícios e como funciona

Atualmente a tecnologia oferece grandes facilidades aos produtores do setor agrícola. Uma das ferramentas mais utilizadas pelo setor vem sendo a irrigação de precisão, que possibilita maior autonomia e produtividade para a lavoura. Com esse texto, você saberá mais sobre o assunto, assim como as vantagens e desvantagens do seu uso.

O que é irrigação de precisão?

A irrigação de precisão é uma técnica que busca o fornecimento de água de forma inteligente e eficiente. Ela é viabilizada pela utilização de sistemas automatizados e sensores capazes de obter dados e informações da lavoura, em especial aquelas consideradas variáveis. Ou seja: a irrigação é acionada de acordo com as condições do ambiente e as necessidades da plantação.

Como funciona a irrigação de precisão?

Os sistemas que garantem o funcionamento da irrigação de precisão são típicos do que chamamos de agricultura 4.0, ou agricultura digital. Trata-se de conjunto de tecnologias digitais com integração e conexão, capazes de obter e analisar grandes conjuntos de dados e oferecer mais precisão nas atividades agrícolas.

Os dados analisados são obtidos por estações meteorológicas, telemetria, sensores de umidade do solo, sensores multiespectrais, hiperespectrais e térmicos e sistema de informação geográfica. Uma vez obtidos, são analisados pela inteligência artificial, que toma decisões de acordo com as necessidades previstas.

Disponível através de métodos de aspersão (pivô central) e gotejamento (superficial ou enterrado), a tecnologia oferece mais eficiência no uso da água e atua ainda na melhora da produtividade da cultura. Os recursos hídricos são acionados em pontos determinados, ao contrário do que ocorreria em sistemas de irrigação tradicionais. O resultado é economia de água e energia elétrica, assim como maior eficiência no uso de recursos.

Benefícios da irrigação de precisão

A utilização de sistemas de irrigação de precisão apresenta uma série de benefícios. Confira alguns:

Menos custos: A irrigação de precisão ajuda a reduzir os custos operacionais. Uma vez que o sistema é acionado com base em dados coletados, acaba fornecendo a quantidade ideal de água de acordo com as culturas, evitando desperdícios de água e energia elétrica.

Mais produtividade: A irrigação bem planejada é ideal para obter a máxima produtividade no cultivo. Os resultados são ainda melhores se estiver associada a outros métodos como a rotação de espécies, dentre outros.

Evita o desperdício de água: Como o sistema funciona com base em dados, a irrigação ocorre em momentos e quantidades determinadas pela inteligência artificial. Na prática isso significa que as plantas recebem a água necessária para seu desenvolvimento, evitando excessos e desperdícios e usando os recursos disponíveis de forma sustentável.

Economia de tempo e mão de obra: Esse sistema de irrigação requer menos mão de obra e menos tempo para ser realizada. Além disso, o equipamento conta com sensores capazes de coletar dados completos e tomar decisões de modo a fazer com que a mão de obra e o tempo gastos originalmente na irrigação sejam direcionados a outras tarefas.

Maior eficiência: Com a irrigação de precisão o produtor é capaz de obter uma cultura mais homogênea e o uso mais eficiente da área plantada. A qualidade do cultivo também é um diferencial.

Sustentabilidade: Produtores preocupados em evitar desperdícios de recursos e em buscar formas mais sustentáveis de gerir a produção se beneficiam do método. Recursos hídricos são valiosos e devem ser tratados com cuidado.

Desvantagens da irrigação de precisão:

Inicialmente é difícil pensar em desvantagens no sistema, porém existem no mínimo alguns fatores que devem ser considerados antes de investir.

Altos custos para instalar: Para que funcione, o sistema requer grandes extensões de tubulação, assim como os recursos tecnológicos necessários para o funcionamento e monitoramento. O custo inicial pode ser um grande obstáculo para quem tem recursos financeiros limitados para investir.

Alta frequência de monitoramento: Esse modelo de irrigação requer acompanhamento técnico e monitoramento para evitar e corrigir problemas que interfiram em seus processos. Por exemplo: para evitar entupimentos é recomendado o acompanhamento diário.

Possibilidade de burocracia: É necessário buscar a legislação vigente para obter licenciamento junto ao órgão ambiental, bem como permissão para o uso de recursos hídricos. As regras podem mudar de acordo com o local, portanto conte com profissionais.

Irrigação de Precisão

Em conclusão, como você pode ter notado, o método oferece inúmeras vantagens ao produtor, porém requer um investimento alto, que pode não ser compatível com a capacidade financeira disponível. Outro ponto importante é a necessidade de planejamento tanto em sua manutenção quanto em sua operação, já que também demanda funcionários com capacitação para lidar com o sistema.

Veja mais artigos na nossa pagina inicial IRRIGA AGRO.