7 frutas que quase ninguém planta, mas vendem muito

O mercado de frutas está cada vez mais aberto a novidades. Consumidores buscam alimentos saudáveis, diferentes e com alto valor nutricional, o que torna as frutas exóticas para plantar uma excelente oportunidade para quem deseja inovar e lucrar com a agricultura. A seguir, conheça 7 frutas que pouca gente cultiva, mas têm alta demanda e ótimo preço no mercado.

Frutas exóticas para plantar

Descubra 7 frutas exóticas para plantar que vendem muito e têm alto valor comercial. Ideias lucrativas para inovar na produção agrícola.

1. Pitaya

Também chamada de fruta-do-dragão, a pitaya é rica em antioxidantes, fibras e vitaminas. Tem visual marcante e grande valor comercial, sendo muito procurada por consumidores que valorizam produtos naturais e funcionais.

Como plantar: Trepadeira de clima quente, que precisa de estacas de apoio e solo bem drenado. Começa a produzir entre 12 e 18 meses após o plantio.

2. Physalis

Pequena, envolta por uma casca fina que parece uma lanterna de papel, a physalis é extremamente valorizada no mercado gourmet. É rica em vitaminas A, C e antioxidantes.

Como plantar: Prefere clima ameno, sol pleno e solo fértil. Pode ser cultivada em vasos e começa a frutificar em cerca de 90 dias.

3. Atemoia

Híbrida da cherimoia com a fruta-do-conde, a atemoia é doce, cremosa e tem sabor único. Seu valor de venda é alto e o consumo cresce anualmente.

Como plantar: Clima tropical ou subtropical. Precisa de solo bem drenado, adubação orgânica e podas regulares. Produz a partir do segundo ano.

4. Cambuci

Fruta nativa da Mata Atlântica, o cambuci tem sabor ácido e aroma cítrico, ideal para sucos, geleias e drinks. Tem alto valor agregado por ser pouco comum.

Como plantar: Prefere clima ameno, solo rico em matéria orgânica e boa umidade. O cultivo é ideal em regiões do Sudeste e Sul.

5. Graviola

Fruta tropical com polpa macia e sabor doce-ácido. Muito usada na indústria de sucos e sorvetes, tem grande procura por seus supostos benefícios à saúde.

Como plantar: Exige clima quente, solo fértil e regas frequentes. A produção começa de 2 a 3 anos após o plantio.

6. Longan

Conhecida como “olho de dragão”, a longan é semelhante à lichia, mas ainda pouco explorada no Brasil. É uma fruta doce e muito valorizada na culinária asiática.

Como plantar: Prefere clima subtropical úmido, solo profundo e bem drenado. Produz a partir do terceiro ano.

7. Jambo rosa

Muito comum no Norte e Nordeste, o jambo rosa tem sabor suave e aroma floral. Além de nutritivo, chama atenção pelo visual exótico.

Como plantar: Clima quente e úmido. Árvores podem atingir até 15 metros, por isso, são indicadas para sítios ou quintais amplos.

Dicas para lucrar com frutas exóticas

  • Pesquise a demanda local e regional
  • Invista em mudas de qualidade
  • Ofereça degustações em feiras e redes sociais
  • Use embalagens atrativas e comunicação focada nos benefícios nutricionais

Conclusão

Investir em frutas exóticas para plantar é uma excelente estratégia para produtores que querem se destacar no mercado. Além de serem visualmente atrativas, essas frutas possuem alto valor comercial, baixa concorrência e boa aceitação entre os consumidores. Escolha a que melhor se adapta à sua região e comece a plantar hoje mesmo!

Se quiser mais dicas sobre fruticultura, continue acompanhando nosso blog Irriga Agro!

irriga agro logotipo
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.