O sistema de irrigação por gotejamento sem dúvida é um dos mais populares do mercado. Econômico, preciso e eficiente, o método torna-se ainda mais eficaz quando combinado ao uso da drip protection, oferecendo vantagens ainda mais promissoras. Confira agora mais informações a respeito:
O que é drip protection?
A tecnologia drip protection é utilizada para realizar a injeção de produtos biológicos, agroquímicos e orgânicos por meio de sistemas de irrigação por gotejamento. Seu uso ajuda no controle de pragas e doenças nas plantações, contribuindo para o bem estar das culturas.
Ela é um avanço quando considerada a prática de quimigação, que permitia somente o uso de itens como inseticidas, fungicidas, herbicidas e fertilizantes. Ou seja: ela não se restringe apenas à utilização de produtos químicos.
Como funciona drip protection?
Como é utilizada em sistemas de irrigação por gotejamento, a aplicação da tecnologia conta com filtros, bombas, canos, válvulas e reguladores de pressão para seu funcionamento. Já os produtos utilizados junto a irrigação devem ser 100% solúveis em água e registrados para tal.
O método de gotejamento em si garante que tanto a água quanto os demais produtos são aplicados o mais próximo possível das raízes e de forma precisa, evitando assim o desperdício de recursos e oferecendo mais eficiência.
Vantagens da irrigação com drip protection
Para citar as vantagens da irrigação com drip protection, também é importante mencionar informações a respeito do sistema de gotejamento:
Menor consumo de energia: O gotejamento requer menor uso de energia para seu funcionamento.
Versatilidade e praticidade: A utilização do gotejamento também não requer interrupções em tarefas como campinas e colheitas. Ou seja: essas atividades podem ser feitas de forma simultânea com a irrigação.
Maior eficiência: O uso da tecnologia drip protection oferece eficácia para manejo da adubação e do uso de medidas fitossanitárias da cultura, atuando para reduzir o aparecimento de doenças causadas pela decorrência de umidade, bem como plantas daninhas. Com sua precisão, o método proporciona economia de recursos, tempo, mão de obra e de custos.
Melhor para o meio ambiente: A tecnologia também reduz as perdas de água e insumo decorrentes de lixiviação e escorrimento superficial. Como resultado, reduz o potencial de contaminação de solo, lençóis freáticos e rios. Como requer ainda menor uso de energia elétrica para seu funcionamento, seu uso se torna mais sustentável em termos de boas práticas ambientais.
Desvantagens da irrigação com drip protection
O sistema também apresenta algumas desvantagens que devem ser mencionadas:
Alto custo inicial: O sistema de gotejamento necessário para o uso de drip protection requer um investimento inicial considerado alto, o que pode restringir produtores com capacidade menor de investir.
Manutenção cara: O sistema requer cuidado e atenção com mangueiras e fitas gotejadoras, que acabam ressecando de acordo com o tempo e uso, assim como a retirada dessas peças para o preparo do solo. Outro ponto importante é o entupimento dos emissores, o que deve ser monitorado.
Requer água limpa: A irrigação por gotejamento em si requer o uso de água limpa para evitar entupimentos. Do mesmo modo, pode representar uma limitação nos produtos fitossanitários, que deverão ser 100% solúveis em água.
Mão de obra especializada: O uso da irrigação por gotejamento necessita de mão de obra qualificada para o devido manejo do sistema, portanto requer ao produtor pensar em treinamento para qualificação de seus funcionários.
Cuidados necessários para a irrigação drip protection
Conforme dito anteriormente, os sistemas de irrigação em gotejamento necessitam de maior atenção para a manutenção de emissores. Portanto o maior cuidado diz respeito a qualidade da água utilizada para as atividades do dia-a-dia.
A maior parte dos entupimentos ocorre devido a presença de impurezas como argila, areia, sais minerais, organismos vivos e matérias orgânicas. Essas obstruções acabam diminuindo a quantidade de água e demais produtos aplicados nas plantas, criando problemas com o desenvolvimento da lavoura e seu manejo. Monitoramento é uma palavra importante pois a presença de rachaduras, rompimentos e certos entupimentos pode ser notado com antecedência.
Uma boa forma de realizar a limpeza das peças como canos, mangueiras e fitas gotejadoras é deixar que ao menos uma vez ao dia apenas água passe pelo sistema de irrigação. Outra dica importante é ter atenção com a integridade dos gotejadores, que podem ter sua vida útil aumentada quando instalados embaixo de plástico ou palhada.
Conclusão
O uso da tecnologia de irrigação com drip protection é uma boa aliada para produtores que desejam mais praticidade e eficiência para sua produção. Ao permitir a irrigação e o uso de produtos fitossanitários, o sistema facilita o manejo da cultura como um todo, assim como ajuda a evitar o aparecimento de ervas daninhas e doenças decorrentes do excesso de umidade.
Por outro lado, os custos necessários para implantação e manejo do sistema podem ser proibitivos para produtores com menor capacidade de investimento. A necessidade de mão de obra qualificada também demanda planejamento por parte do produtor para atingir os requisitos necessários.
Visite a nossa pagina inicial Irriga Agro.